Artigo 1º – DOS OBJETIVOS:

As Escolinhas abaixo relacionadas, através de seus representantes em uma reunião formal, para a efetivação e realização, de competições esportivas, envolvendo seus alunos devidamente matriculados em suas respectivas entidades de ensino e em suas diversas categorias e designadas por seus anos de nascimento resolveram criar a “Copa Andisport de Futsal 2018”. Com o objetivo de propiciar a total integração, sociabilização e entretenimento dos praticantes de futsal de nossa região, onde acreditamos que o esporte seja uma ferramenta muito importante para a formação educacional das crianças, para combater principalmente a violência e as drogas, e também contribuir para o aparecimento de novos talentos nesta modalidade

Artigo 2º – DA ABERTURA DO TORNEIO:

Haverá para efeito da apresentação do evento:

a-) Desfile de abertura com a obrigatoriedade no mínimo de cinco elementos por escolinha uniformizados;

b-) Em caso do não comparecimento de pelo menos cinco elementos uniformizados a escolinha será punida com a perda de 1 (um) ponto em suas categorias e divisões.

Artigo 3º - DA INSCRIÇÃO DAS ESCOLINHAS E SEUS PARTICIPANTES:


3.1 – A relação nominal deverá ser cadastrada no site da competição até o dia 12/10/2018.
3.2 – As Escolinhas de Futsal poderão inscrever 14 atletas por categoria.
3.3 – Cada Escolinha de Futsal tem a obrigação de ter um Responsável, devidamente identificado, maior de idade no banco de reservas, devidamente trajado e com CREF;
3.4 - A Comissão Organizadora e seus patrocinadores, apoiadores, colaboradores e homenageados, não se responsabilizarão por acidentes ocorridos com participantes, ou por estes causados a terceiros, antes, durante e após as partidas.
3.5 – As Escolinhas de Futsal pagarão taxa de inscrição e serão todas convidadas. Pagamento deverá ser feito até 20/09/2018, caso não seja pago até a data definida a escolinha será eliminada da competição.
3.6 – Os Atletas só poderão participar dos jogos pelas equipes e divisões que estiverem devidamente inscritos.
3.7 – Os Atletas novos que forem inscritos dentro da data limite 12/10/2018 deverão sempre ser cadastrados até sexta feira 12h00. Caso contrario não poderão atuar no final de semana, só quando constarem na relação nominal.

Artigo 4º – DAS CATEGORIAS:

 

4.1 - As categorias em disputa serão:

4.2 – Os alunos de categorias menores poderão jogar nas categorias acima, desde que autorizados pelos respectivos responsáveis, estejam inscritos na categoria acima e mesmo que os jogos se realizem no mesmo dia.

4.3 – A Copa Andisport de Futsal 2018 será realizada em três divisões:

- Divisão Branco

- Divisão Azul
- Divisão Amarelo

4.4 – Os Atletas só poderão participar dos jogos pelas equipes e divisões que estiverem devidamente inscritos.

Artigo 5º – TEMPO DE JOGO:


5.1 - O tempo de jogo de todas categorias será: 2 tempos de 12 minutos, 1º tempo dividido em dois tempos de 6 min.

5.2 – 

TROCAS – As trocas serão sempre de acordo com o adversário. Trocarão o mesmo número de atletas que estiverem no banco, prevalecendo pelo que tem menos. Os goleiros só serão obrigatórios caso os dois times tenham goleiros reservas.

 

PUNIÇÕES DE GOLS:

Divisão Branco - Ao término da primeira parte do primeiro tempo, cada escolinha de futsal obrigatoriamente tem de fazer no mínimo três mudanças.
Divisão Azul - Ao término da primeira parte do primeiro tempo, cada escolinha de futsal obrigatoriamente tem de fazer no mínimo duas mudanças.

Divisão Amarelo - Ao término da primeira parte do primeiro tempo, cada escolinha de futsal obrigatoriamente tem de fazer no mínimo uma mudança.

5.3 – A cada troca mínima não realizada a equipe infratora sofrerá um gol.

5.4 - Em caso de não haver a troca mínima obrigatória por alguns dos times, o time beneficiado com um gol ainda poderá optar por igualar o número de atletas do infrator.

5.5 - Em caso das duas equipes cometerem a punição por troca mínima obrigatória, ambas receberão punição por gols.

 

Artigo 6º - FORMA DE DISPUTA:

  • As escolinhas se enfrentarão em turno único indo todas direto para a final de acordo com classificação final.

  • Na Categoria Sub 14, serão duas chaves com 4 times em cada, jogando em turno único uma chave contra a outra, classificando todos os times para a final se confrontando por suas posições. 1o x 1o , 2o x 2o, 3o x 3o e 4o x 4o.

  • As finais serão divididas em Série Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Marfim serão decididas em jogo único. Em caso de empate o campeão será decidido por três pênaltis para cada equipe, se persistir o empate, serão cobrados pênaltis alternados até haver um vencedor.

   

      Modelo das Finais:

Artigo 7º - CRITÉRIOS DE DESEMPATE:


7.1 - Caso ocorra empate na classificação por pontos ganhos, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate, conforme abaixo:

  • -  1º) Confronto direto;

  • -  2º) Maior número de vitórias;

  • -  3º) Saldo de gols que mais se aproximar do 0, em caso de empate por negativo

    e positivo, prevalecerá o positivo;

  • -  4º) Menor número de gols sofridos;

  • -  5º) Maior número de gols marcados;

  • -  6º) Sorteio.

Obs.: Caso ocorra empate entre mais de 2 (duas) escolinhas de futsal, o item 1º fica sem efeito, passando-se ao seguinte.

Artigo 8º - INSCRITOS - PARTICIPAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO:


8.1 - São condições fundamentais para que os inscritos participem dos eventos:

  1. a)  Estar devidamente inscrito nas relações nominais dentro da data limite de inscrição. - Por Rodada, antes do prazo final: Até toda sexta-feira 12h00.
    - Prazo Final: 12/10/2018.

  2. b)  SeridentificadonaRelaçãoNominalapresentadaantesdecadajogo.

  3. c)  Conter a carteirinha da LEF.

8.2 - Os atletas só poderão se inscrever por uma única escolinha e caso haja inscrição dupla, o atleta será eliminado do evento e a escolinha pela qual o atleta fez seu segundo jogo, perderá os pontos caso os tenha ganhado.


8.3 – Não poderão jogar atletas “Federados”, o campeonato é realizado apenas para alunos “Não Federados”.

a) Serão considerados atletas “Federados”, todos aqueles que jogaram ou jogam em clubes, e estejam registrados em campeonatos organizados por Ligas Regionais de Futsal e ou Federações de Futsal, no período do último ano, ou seja, que tenham participado de qualquer jogo depois do dia 1º de janeiro de 2017.

Artigo 9º- DO MANDO DE JOGO:

O mando de jogos será conforme estipulado pela Comissão Organizadora (Professores) não havendo nenhum tipo de veto dos participantes.

Artigo 10º- RECURSOS:

O recurso sobre qualquer fato ocorrido no jogo ou sobre a inclusão de qualquer elemento irregular, o prazo da solicitação dos pontos será até o primeiro dia útil após o término do jogo e entregue e protocolado a qualquer membro da Comissão Organizadora, que não seja da escolinha em questão. O recurso terá que ser formalizado junto a quem de direito mediante ofício e devidamente assinado pelo Responsável e acompanhado das provas e documentos necessários comprovando a denúncia e o fato a que está recorrendo. No caso de apresentação de testemunhas, devem constar nome, RG, endereço e telefone. Pedidos de recursos,via fax ou via email, não serão considerados.

Os recursos feitos junto à entidade não têm efeitos suspensivos mesmo que em forma de suspensão, transferência ou paralisação de qualquer fase de competição, sendo que o recurso seguirá os trâmites legais obedecendo aos prazos em lei.

Artigo 11º- PENALIDADES DISCIPLINARES – CARTÕES: AMARELOS E VERMELHOS:

Os atletas, técnicos, massagistas, preparadores físicos, representantes, dirigentes, médicos, que tenham que cumprir suspensão em vista de penalidades determinadas pela Comissão Organizadora ou para cumprir suspensão automática por cartão amarelo ou vermelho em um determinado jogo e esta partida venha a ser transferida por qualquer motivo, a pessoa fica impedida de participar deste jogo no dia em que o mesmo for realizado.

Alertamos que o controle das penalidades, bem como de cartão amarelo e vermelho é de total responsabilidade das Equipes e seus dirigentes.

Os atletas ou pessoas inscritas cumprirão suas penalidades em qualquer etapa da competição, seja ela qual for.

Alertamos ainda que três (3) cartões amarelos dão um jogo de suspensão; Um (1) cartão vermelho um jogo de suspensão preventiva.

Artigo 12º – REGRA FAIRPLAY – PENALIDADE DISCIPLINAR:

As pessoas presentes que estiverem de alguma maneira causando tumulto no ambiente, xingando ou incomodando o arbitro ou outros participantes do jogo serão identificados e advertidos. Caso continuem importunando o bom andamento do espetáculo a equipe da escolinha, será punida com um pênalti técnico que será cobrado no ato da punição e em caso de gol ganhará como bônus um tiro livre dos 10 metros. Para que isso ocorra o jogo será interrompido para a constatação do fato e ciência das pessoas presentes.

Artigo 13º - AGRESSÕES:

As pessoas inscritas neste evento que venham a causar agressões as Escolinhas de Futsal participantes, Oficiais, colegas ou atletas adversários, ocasionando tumulto ou conflitos generalizados estarão automaticamente eliminadas da competição.

As Escolinhas de Futsal serão responsáveis pelos torcedores que levarem aos locais dos jogos, sendo que se ocasionarem brigas, tumultos, conflitos generalizados ou invasões de quadra durante o transcorrer da partida, a mesma será paralisada e a equipe causadora será considerada perdedora, podendo ser eliminada da competição e caso os incidentes acima citados ocorrerem em qualquer Fase, à equipe que der causa aos mesmos perderá o direito à premiação.

Em caso de tais atos serem comprovadamente cometidos por parentes ou pessoas de suas relações, a pena recairá sobre o inscrito na Copa, mesmo sendo menores.

Ficam os árbitros proibidos de darem seqüência às partidas no caso de falta de segurança, ficando as Escolinhas de Futsal responsáveis por suas atribuições e enquadramento dentro do CBJDD e demais legislações esportivas e judiciais em vigor e que se façam necessárias.

A entidade não atuará em jogos que as pessoas envolvidas pelas circunstâncias acima se façam presentes na Arena, responsabilizando-se as partes em questão para sua retirada das dependências dos mesmos.

Artigo 14º - AUTORIZAÇÃO PARA MENORES E CONDIÇÕES FÍSICAS / CLINICAS:

É de total responsabilidade das Escolinhas de Futsal a condição de jogo dos atletas, entendendo esta entidade que todos estejam em perfeitas e plenas condições físicas e de saúde para a prática esportiva da modalidade, cabendo as Escolinhas de Futsal e seus responsáveis, este controle.

A participação de todos os menores na competição é de responsabilidade dos responsáveis pelas equipes, entendendo também esta entidade estarem seus pais cientes de sua presença no evento.

A equipe inscrita caberá a responsabilidade dos exames médicos e assistência médica aos seus atletas antes, durante e após as partidas.

Artigo 15º - DOS UNIFORMES:

No caso de coincidência na cor das camisas dos atletas, caberá a troca a equipe que estiver à esquerda da tabela.

É permitida a inscrição dos nomes ou logomarcas de patrocinadores.
Parágrafo Primeiro – No patrocínio fica vedada a inscrição que se relacionem com fumo, bebidas alcoólicas e outros produtos incompatíveis com a prática desportiva, assim como propaganda política, sendo esta de partidos ou candidatos a cargos eletivos.
Parágrafo Segundo – Os responsáveis pelo evento impedirão a participação das equipes que se apresentarem em desacordo com as normas estabelecidas.

Artigo 16º - DAS BOLAS PARA JOGO:

Cada equipe obrigatoriamente deverá apresentar à arbitragem uma bola em perfeitas condições de jogo, de qualquer marca, mas dentro das especificações de cada categoria e que deverão constar do Regulamento.

Artigo 17º – DOS BANNERS PARA ENTREVISTAS:

17.1 - Serão de uso obrigatório os logos da Copa Andisport de Futsal e da marca Andisport Futebol nos banners para entrevistas dos alunos.

17.2 - As escolinhas serão responsáveis pela compra e layout dos banners.

17.3 – Caso o item 17.1 não seja respeitado a escolinha infratora perderá o direito de fazer as entrevistas restantes.

Artigo 18º - DA PREMIAÇÃO:

Serão ofertadas medalhas aos primeiros e segundos colocados em suas respectivas categorias e séries.

Artigo 19º– PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

A Copa Andisport de Futsal será realizada no período de 24 de agosto a 02 de dezembro de 2018.

Artigo 20º - CASOS OMISSOS:


Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora abaixo relacionada,

composta por Professores fundadores da LEF – Liga de Escolinhas de Futsal: Douglas de Souza Rodrigues, Felipe Sá, José Alexandre Fiuza (Barata), Robson de Oliveira, Adroaldo Ricardo de Souza.

Comissão Organizadora (LEF) 

© 2020 Andisport Futebol | Todos os direitos reservados.